SAP oferece cursos gratuitos de formação profissional

Iniciativa, restrita à São Paulo, deve ser expandida para Belo Horizonte, Rio de Janeiro e cidades do Sul do País ainda em 2011.
A falta de consultores e técnicos qualificados para atuar com soluções de gestão empresarial (ERP) levou a SAP a, em conjunto com a ASUG (Associação de Usuários SAP), montar o Esperansap. Trata-se de um programa voltado a oferecer cursos gratuitos para pessoas desempregadas ou com baixa renda.

O projeto nasceu na Venezuela e foi trazido ao Brasil em 2010, explica o presidente da SAP no País, Luis César Verdi. “O programa começou na cidade de São Paulo, mas queremos ampliar para outros locais do País neste ano”, afirma o executivo, citando que a empresa estuda a implementação de cursos em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e em localidades da região Sul, até o final de 2011.
A SAP informa que, até o momento, o Esperansap já formou duas turmas, com 24 alunos cada, e está capacitando o terceiro grupo de profissionais. “Da primeira turma, 97% das pessoas conseguiram emprego”, afirma Humberto Vieites, diretor de canais e parcerias da fabricante. Ainda segundo ele, outros 80% dos formandos do segundo curso já foram recolocados no mercado de trabalho.
O programa conta com seis módulos de cursos diferentes: Gestão de Materiais (MM), Custos e Controladoria (CO), Vendas e Distribuição (SD), Finanças (FI), Recursos Humanos (HR) e ABAP. “E, durante o processo seletivo, escolhemos pessoas que tenham algum tipo de conhecimento relacionado”, detalha Vieites. Ele informa que, para a última turma, mais de 2 mil pessoas concorreram às vagas do Esperansap, por meio do site oficial da iniciativa.
Novas vagas de emprego
O presidente da SAP Brasil admite que, atualmente, a falta de mão de obra qualificada representa um problema importante para a empresa. “Hoje, temos cerca de 10 mil consultores no mercado brasileiro com treinamento e certificação. Mas precisamos ampliar essa comunidade, de maneira descentralizada”, destaca Verdi, ao citar que a empresa tem uma série de iniciativas voltadas a formar profissionais em todo o território nacional.
Segundo expectativas da SAP, até 2014, serão abertas de 4 mil a 5 mil novas vagas para consultores especializados em soluções da companhia.

Fonte: Tatiana Americano Olhar Digital

3 Comments on SAP oferece cursos gratuitos de formação profissional

  1. Emerson Nei de Paula // 27 de maio de 2011 at 13:59 //

    Achei muito suspeito a forma de seleção utilizado pela Esperansap, atendia a TODOS os requisitos do processo de seleção e nem para a prova de Logica fui chamado.
    E após conversar com alguns amigos, fui informado que muitos entraram por indicação.
    Ao entrar em contato para saber porque meu curriculo foi recusado, por varias vezes fui informado pela Carol Monteiro que iria verificar, mas até hoje nenhum contato dela recebi.
    Como falei anteriormente, muito suspeito o processo de seleção deles.

  2. Bom dia caro Emerson Nei de Paula, a instituição EsperanSap realiza o processo seletivo da seguinte forma, analise de renda, curriculo, conhecimento referente ao módulo, e entrevista presencial, se você não foi selecionado é por que seu perfil e curriculum não foi aprovado para participar das demais etapas, hoje estou cursando a academia de MM, pelo instituto EsperaSap, contudo fui aprovado em todas as etapas, está é uma instituição muito séria, e não é suspeita, como você menciona, não existe INDICAÇÃO, e sim o merecimento.

  3. A minha experiência com o Instituto Esperansap é a seguinte: participei de todo o processo seletivo para a academia de FI em Porto Alegre e recebi comunicados por e-mail ou telefone após quase todas as etapas da seleção… Na última etapa, uma entrevista, eu não recebi o resultado final. Ou seja, oficialmente ainda não sei se fui selecionado ou não… É obvio que não, mas o que me surpreendeu foi que entrei em contato com o instituto, por e-mail e telefone, e me disseram que já haviam me comunicado por e-mail. Até hoje não recebi o tão esperado e-mail… Deve estar perdido na nuvem… Interessante!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: