SAP NetWeaver é o fundamento das soluções SAP:

O poder para criar

O SAP NetWeaver é a plataforma tecnológica que constitui a base da nova geração de aplicações SAP, como o SAP ERP 2005. A Enterprise SOA é a estrutura que suporta o SAP NetWeaver e permite a construção de aplicações compostas para as pequenas unidades de serviços empresariais. Em conjunto, fornecem velocidade e flexibilidade na criação de processos empresarias específicos da empresa.

O objetivo na SAP não é só construir tecnologia pela tecnologia, mas sim fazê-lo de acordo com os requisitos específicos das empresas e setores industriais atuais para criar processos flexíveis agora e no futuro. A estratégia da SAP é baseada no apoio à necessidade que os clientes têm de mudança contínua e tecnologia inovadora.

O SAP NetWeaver, o fundamento tecnológico que propulsiona todas as soluções SAP, dá corpo a esta ideologia. Desde o seu lançamento no início de 2003, o SAP NetWeaver entrou em operação em milhares de clientes e tornou-se um sustentáculo dos processos empresariais.

O SAP NetWeaver combina funcionalidades de aplicação e tecnologias de integração completa (como SAP NetWeaver Process Integration* e componentes de Application Server) em uma única plataforma. Ao unir estas capacidades, o SAP NetWeaver permite às empresas implementar rapidamente processos empresariais inovadores, enquanto utilizam seus sistemas de TI existentes.

De SAP R/3 para SAP ERP

Quando o SAP R/3 foi lançado, em 1997, as atenções concentravam-se na eficiência interna dentro das organizações. Este etos predominante refletia-se na oferta da SAP, que era essencialmente uma oferta de “tamanho único“ que permitia poupanças de custos por meio de estandardização. As organizações automatizavam a quantidade máxima de processos standard internos para além do SAP R/3 para aumentar a eficiência e minimizar os custos.

Que diferença numa década!

A estrutura empresarial mudou drasticamente nos últimos 10 anos. Para além de novas áreas de inovação, existe muito mais colaboração entre empresas – um subproduto natural de processos industriais estandardizados. No ambiente empresarial de hoje os clientes necessitam interagir com seu ecossistema de usuários finais, parceiros, fornecedores de software independentes e outros da forma mais rápida, eficiente e transparente possível.

Então o SAP ERP entrou em cena e a atenção passou a centrar-se na performance e crescimento empresarial. Este ambiente inclui numerosos usuários ocasionais envolvidos em processos específicos de setor industrial, como cenários de processamento de ordens e de cadeia logística. O SAP ERP explora ao máximo a tecnologia SAP NetWeaver para uma ampla variedade de cenários, de modo a torná-la tão fácil quanto possível para o usuário.

As empresas têm de integrar perfeitamente os vendedores em suas cadeias logísticas, ao mesmo tempo que continuam satisfazendo as necessidades dos clientes e, para se manterem competitivas, têm de conseguir fazê-lo em tempo real. Assim, se um fabricante de automóveis necessitasse de modificar uma ordem de cliente quando o veículo entra na linha de produção, isto iria exigir uma solução ERP altamente interativa e integrada. Basicamente, exigiria eficiência do processo, qualidade, flexibilidade e a capacidade de interagir com todo o ecossistema – tudo isto pode ser providenciado pelo SAP NetWeaver.

Possibilitar processos inovadores

Rapidamente se tornou bastante claro: tecnologias díspares não suportam inovação de processos. Em um ambiente empresarial em rápida mudança, a modificação de processos tem de ser conseguida num prazo de dias ou semanas – não de meses ou anos. Os usuários nas empresas exigem uma vantagem em relação à concorrência e facilidade para o usuário final, o que é muito importante. Em resumo, existia uma necessidade premente de convergência de aplicações e de tecnologia para fornecer flexibilidade.

O SAP NetWeaver fornece um hub central habilitado para serviços e orientado para os clientes que conecta pessoas, informações e processos. No seu núcleo, é uma tecnologia pré-integrada orientada para serviços que aproveita ativos existentes, suporta a rápida recomposição de processos e – o que tem crucial importância – é fácil de usar.

Enterprise SOA e SAP NetWeaver

A Enterprise SOA (enterprise services architecture) é o blueprint para aplicações empresariais flexíveis. Com a Enterprise SOA, as organizações podem compilar os serviços empresariais que compreendem uma determinada transação comercial particular – como, por exemplo, cancelamento de ordens ou uma simples verificação de crédito – para compor aplicações e habilitar rapidamente processos empresariais. A Enterprise SOA pode melhorar a reutilização de software e ajudar as organizações a tornarem-se mais ágeis na resposta à mudança.

O SAP NetWeaver é a plataforma que possibilita esta arquitetura. Compõe aplicações para além de serviços empresariais e inclui capacidades de desempenho de funções analíticas em tempo real ou de harmonização de dados mestre. O SAP NetWeaver fornece a base para a oferta da SAP de aplicações compostas, de que se fala geralmente como SAP xApps, e que serão construídas e administradas com ferramentas SAP NetWeaver. Utilizarão as funcionalidades existentes de aplicações SAP como SAP R/3, SAP Supply Chain Management, SAP Customer Relationship Management e SAP ERP para construir novas funcionalidade ou extensões, de acordo com as necessidades de nossos clientes. O SAP ERP 2005 suporta completamente esta arquitetura, mas o SAP R/3 não o fazia.

Ao habilitar todos os usuários, o SAP NetWeaver está preparado para ter um impacto significativo no modo como as pessoas executam processos empresariais. Por exemplo, os usuários podem acionar qualquer processo a partir de sua interface de usuário favorita, seja ela um portal, um PDA, software SAP Interactive Forms by Adobe, Microsoft Outlook ou telefone. Também podem acessar as capacidades de administração de informação do SAP NetWeaver por meio de Business Intelligence, que fornece conhecimento acionável para todos os processos empresariais.

As aplicações compostas pré-configuradas da SAP permitem enfrentar vários desafios empresariais. Além disso, utilizando as ferramentas fornecidas na plataforma SAP NetWeaver (como o SAP NetWeaver Visual Composer), as organizações podem facilmente compor aplicações individuais sobre essa plataforma, sem escreverem uma única linha de código.

Acelerando a mudança

Então, qual é a conclusão disto tudo? Essencialmente, o SAP NetWeaver acelera a mudança, aumentando a velocidade e a flexibilidade da inovação empresarial; reduzindo o custo total de propriedade mediante a consolidação e o controle de aplicações e tecnologia dentro de uma plataforma central consolidada; e melhorando a produtividade e o conhecimento dos usuários por meio de novas capacidades como o software SAP NetWeaver Business Intelligence Accelerator, funções analíticas integradas, SAP Interactive Forms by Adobe, software Duet e SAP xApps.

Por fim, mediante a unificação de componentes tecnológicos em uma única plataforma tecnológica, o que o SAP NetWeaver traz à estrutura organizacional é um alinhamento estratégico entre a TI e os negócios, o que, por sua vez, permite às organizações reduzir a complexidade de TI e extrair mais vantagens para as empresas a partir de seus investimentos nessa área.

Autor: Sarah Kellman, SAP AG
Fonte: http://www.sap.info

2 Trackbacks & Pingbacks

  1. RYAN
  2. JUSTIN

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: