Consultor X Sombra

Essa semana li uma matéria interessante e um tanto curiosa, sobre o consultor e seu sombra em projetos. (Texto originalmente publicado no Papel no Vaso.)

Você tem medo de ensinar?

"Trabalho com projetos SAP, especificamente ABAP, há cerca de 7 anos. Uma prática muito comum é a figura do “sombra”. O sombra é aquele consultor júnior (geramente no seu primeiro projeto), que é alocado a um projeto, sem cobrar as suas horas do cliente.Com isso, a sua consultoria consegue treinar um novo consultor em situações reais da rotina de um projeto.
Isso pode ser ótimo para o sombra, pois esse treinamento on-the-job é uma maneira de dar a ele alguma experiência sem a responsabilidade de um consultor cobrado do cliente.No entanto, para o consultor experiênte, isso representa um aumento de trabalho, pois além do trabalho normal como consultor, ele precisa explicar tudo ao sombra.Eu nunca tive um sombra para ajudar, mas já coordenei uma equipe de umas 10 pessoas totalmente inexperiêntes, onde tive de ensinar muitos macetes para que as coisas andassem no prazo determinado.Nessa semana, conversando com um consultor que trabalha comigo, ele revelou-me que já criou a maior confusão em um projeto por negar-se a ensiar um outro consultor menos experiênte. De acordo com ele, não havia sido contratado para ensinar. O seu outro argumento foi que ele não queria que o mercado SAP crescesse muito e que ele tinha medo que o seu salário diminuisse devido ao aumento do número de consultores.
.

Vi comentário semelhante a esse no dieblinkenlights.com. De acordo com o autor, falando sobre a linguagem de programação Phyton, disse:

Eu a considero uma vantagem competitiva e se você, meu leitor, não souber do que se trata, melhor para mim.

Nesse projeto onde eu fui o coordenador, tive a satisfação de acompanhar o desenvolvimento profissional de alguns deles. Hoje, ainda converso com eles pelo MSN e fico orgulhoso quando leio “fulano @ USA” no nickname, indicando que está em algum projeto internacional.Por que esse medo de ensinar? Então quer dizer que se eu ensinar outras pessoas, corro risco de “saturar” o mercado de profissionais e diminuir a minha “empregabilidade”?

Esse medo expressa uma mentalidade limitada. Aprendi que o meu sucesso não depende de uma ferramenta, linguagem ou plataforma. Essas vão e vêm a todo momento. O que relamente conta é qual é o seu comportamento profissional, ou seja, vontade de aprender coisas novas e procurar novos conhecimentos para se manter sempre a frente.Eu realmente adoro ensinar e sou totalmente seguro da minha empregabilidade, pois ela não depende 100% da ferramenta ou linguagem de programação que uso. Tanto que hoje, além do meu trabalho como coordenador de desenvolvimento, sou intrutor ABAP. A vontade de ensinar, abriu-me novas portas além da consultoria.

Cuidado se você pensa como meu amigo, provavelmente logo será ultrapassado por esse consultor júnior que está do seu lado, afinal de contas, para o meu amigo, a sua única preocupação é:

… se meus concorrentes lerem e aprendam alguma coisa.”

9 Comments on Consultor X Sombra

  1. Ricardo S. Ferraz // 15 de fevereiro de 2008 at 19:44 //

    Caro colega, fico feliz de existir no mercado pessoas como você que mesmo saturado em trabalho, dispõe de tempo para ensinar os menos favorecidos. Como você, eu também não nasci sabendo dependi e dependo até hoje de pessoas com mais conhecimento do que possuo, principalmente neste mundo de TI onde tudo depende de outra ferramenta para funcionar e até o momento a melhor ferramenta é o ser humano.

    Creio que se não quisermos ser mais um mercado temos que ser diferentes no que fazemos e sempre ter ao nosso lado pessoas que podem nos ajudar quando precisar. E graças a Deus as pessoas que passei um pouco do meu conhecimento sempre que me encontram me agradecem pela oportunidade e fico feliz de poder ve-las em melhor situação, pois sei que contribui um pouco com este crescimento e isso reflete o que foi dito por você.

    E uso para mim um ditado que “o mundo da volta, hoje estou por cima, mais amanhã as coisas podem ser diferentes”, por isso posso o maximo de informação e insentivo as pessoas a buscar mais.

    Att.,

    Ricardo S. Ferraz
    Consultor SAP Basis

  2. Erika Souza // 20 de março de 2008 at 21:13 //

    Estou iniciando uma academia SAP (módulo SD)este mês. Já trabalho há 2 anos em projetos, mas como consultora de Change Management.

    Sei que não será nada fácil encarar esta mudança radical… tenho consciência de que um longo e desafiador caminho das pedras vem por aí… Mas estou confiante na minha capacidade de assimilação… O que realmente me tira o sono, é pensar em encontrar “o seu amigo” nos projetos por aí afora…pois tenho pleno consciência de que “sugar” conhecimento dos mais experientes é mais do que fundamental…
    Que Deus me ajude a encontrar pessoas de boa vontade no meu caminho e boa sorte para nós, “sombras”!!!

  3. Bruno Mendonça // 16 de maio de 2008 at 22:25 //

    Eu conheço o SAP há 1 ano e meio, trabalhando como analista funcional no módulo MM, função que mantenho até hoje. E só agora estou conhecendo a figura do consultor SAP. Ainda não tive a oportunidade de acompanhar um projeto, mas visitei uma empresa de consultoria em São Paulo e decidi que esse será o meu caminho. Com ou sem pedras e/ou espinhos. E nesse caminho eu quero encontrar as pessoas que não ajudam e a pessoa que ajuda, pois a experiência de trabalhar com uma pessoa que não te ajuda é muito ruim, mas ao mesmo tempo é a grande oportunidade de aprimorar a sua pesquisa pelo conhecimento e assim, encontramos informações mais atualizadas e novas tendências, que podem ajudar e muito ao profissional que não te ajuda, que não te ensina.
    Já os que ajudam, eu não tenho muito a dizer, só tenho a agradecer a paciência e a competência. Pois, saber passar conhecimento é um dom.

    Bruno Mendonça
    Analista Funcional SAP MM

  4. Estou iniciando em SAP, baixei a versão do mini sap, mas não consigo fazer a instalação aqui na empresa… alguém poderia me ajudar ????

    joseclau_6@hotmail.com

  5. Galera , estou começando e estou disposto a ser um sombra em ABAP, sou esforçado e tenho a mesma opnião sobre ajudar ao próximo.Se alguem puder me indicar agradecerei de verdade.Abração.

  6. Olá, muito bom o post, hoje realmente tá dificil de achar alguém disposto a ajudar, solidário aos jovens iniciantes, seja na área de TI ou em qualquer outra área. Também estou na mesma situação do Ademário, estou estudando de forma autodidata os módulos TAW10 e TAW12 de ABAP, se puderem indicar consultorias que aceitem “sombras” fico muito agradecido.

    Abços e boa sorte a todos!

    []s

  7. Olá!

    Primeiramente parabenizo-o pela sua postura.

    Também concordo que a integração entre profissionais de TI, independente da àrea que atuam é de fundamental importência para o equilíbrio no mercado, pessoas que pensam e tem atitudes de “medo” em relação a concorrência, precisam procurar reavaliar seus conceitos.

    Fico muito satisfeita quando encontro profissionais que visualizam o mercado de trabalho focando na qualificação de pessoas, atualmente estou no mercado atuando com Testes de software e preparando-me para uma certificação em PL/SQL, pois já atuei algum tempo com banco de dados Oracle e pretendo voltar, neste momento estou em uma seleção para São Paulo, porém, como será para Oracle Applications, este receio que o João que solicitou informações sobre o mercado, também tem me tirado o sono, pois estou a mais de um ano apenas estudando Oracle e sem desenvolver, será um grande desafio, mas o meu intuito, caso seja selecionada, é lutar e conquistar meu lugar ao sol!

    Tenho estudado ABAP, porém ainda nos passos iniciais e a academia, como tem um custo elevado, tenho que estar com um pé muito firme no chão e dar um passo de cada vez, porém o incentivo e entusiasmo são, com certeza, a força motora para persistirmos e conseguirmos o nosso objetivo!

    Um abraço e continue assim, você agrega valores a todos que convive profissional e pessoalmente.

    Um abraço.

    Wilma

  8. Boa noite…

    Caros amigos assim como tantos enxergaram grande oportunidade em buscar consultoria em SAP, tambem tive acesso e iniciei a Academia SAP SD e busco oportunidade como meus amigos acima de uma vaga de Sombra, peço indiçao e colaboração de vcs mais experientes que já estão no area, para que eu tambem some experiencias para ajudar tantos outros.

    Obrigado

    Douglas

  9. Ridicula a atitude do seu amigo, o mundo da informatica é “pequeno”, hj ele se vira pra alguem… amanha ele pode pegar esse “alguem” como um entrevistador.
    Otima maneira a sua de pensar, bom saber que existe profissionais aberto para dividir seus conhecimentos.
    Te do os parabens meu amigo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: